sábado, 28 de agosto de 2010

Reinventando o penne com molho de abóbora do Jorge



Sobre o penne com molho de abóbora, tomei a liberdade de recriá-lo. Assim é a vida,queridos! Então, me deu uma vontade de mandar uma hortelã no meio do molho. Acho que abóbora combina com o sabor refrescante dela.

E foi assim: passei pela feira e comprei um pacotinho com abóbora cortadinha, pronta para a panela. Fácil, não? Olhei para um maço de hortelã e pensei, “vai ficar bacana no molho de abóbora”. Já em casa, abri a geladeira e vi um vidro de pimenta biquinha. Gente, ela pediu `pelo amor de Deus’, me ponha neste prato.

Bom, como mistura pouca é bobagem, lá fui eu pesquisar na internet se já havia um penne com molho de abóbora, circulando por aí. Tem vários!! Vi que tinha um com um hortelã e avelãs, mas sem o creme de leite, da chef Bel Coelho - que chic, ela é bem conhecida no mundo da gastronomia paulistana. Ok, temos avelã por aqui também. Bom, como o prato era só para mim – detalhe, sou gulosa assumida, logo, meu prato é duplo; em vezes, que é pra diminuir a ‘quase’ culpa, que eu nem tenho. Só faço charme.

Vamos ao molho reinventado: Metade do pacote de abóbora, uma lata de creme de leite light, o caldo de galinha continua; usei meio tablete do Vitale, que é ligth. No final acrescentei folhinhas de hortelã picadinha. Fez toda a diferença. Avelãs cortadas em lascas – estas são dispensáveis, sumiram com seu sabor no meio de tudo. Mas, a pimenta biquinha!! Indispensável. E, é claro, mais pimenta. Desta vez, é do reino, moída na hora sobre o prato, pronto para servir. De quebra, uma raspinha de noz- moscada, quando o molho estiver quase pronto e um tantinho – uma haste, certo? - de cebolinha verde.

Muito bom!! Uma delícia. O bacon aparece imponente, mas dá lugar para a refrescante hortelã e a pimenta biquinha quebra tudo. Demais.

Há outras variações que não testei. Um exemplo é o molho de abóbora, sem o creme de leite, mas com carne seca. Esta fica para a próxima.

Claro, claro, claro: vale lembrar que o vinho branco 'geladasso, durante o preparo e, depois, à mesa com o prato, faz uma grande diferença. Tim-tim.

E como sempre: Viva a vida!!


Nenhum comentário: